Menu Close

Saiba Como Tratar as Dores Articulares nos Dedos

A dor nas articulações das mãos pode acontecer com qualquer pessoa, sendo uma queixa bastante comum nos consultórios médicos. Uma das maiores possibilidades para esse quadro é a inflamação das articulações, que é chamada de artrite.

Para quem não sabe a artrite não é uma doença por si só, e sim uma manifestação que pode ocorrer com variadas enfermidades.

Ela é caracterizada pela inflamação do tecido chamado intra-articular, em especial da membrana sinovial, que reveste as articulações mais móveis.

Dentre os sintomas que podem definir um quadro de artrite, podemos citar a rigidez e a dor na região quando ela é utilizada, se você está sofrendo com essas dores nas articulações, você pode fazer o uso do artrofim que é um produto natural para combater as dores articulares.

Dessa forma, a presença da inflamação, seja ela intensa ou leve, possibilita separar os pacientes em dois grupos: artrite inflamatória (chamada apenas de artrite) e artrite de inflamação de baixo grau (chamada de artrose).

Para entender melhor e poder reconhecer cada um desses quadros, vamos entender sobre eles a frente

Dores articulares por Artrite

A artrite é uma inflamação de alto grau da membrana sinovial, que tende a ser o primeiro tecido afetado pela artrite. No entanto, esse quadro pode evoluir rapidamente para lesões erosivas nos ossos e cartilagens.

De uma forma geral, a artrite pode levar a deformação bastante significativa das articulações quando não é corretamente tratada.

Os principais sintomas para reconhecer um quadro de artrite são os seguintes:

  • Dor articular mesmo em repouso, com sinais de dor já pela manhã, mesmo antes de mobilizar a articulação.
  • Rigidez matinal prolongada, que leva ao enrijecimento dos movimentos articulares ao acordas, sendo necessário mais de uma hora para melhorar a sensação.

Também pode ser notados alguns outros sintomas, que variam de uma pessoa para outra, tais como inchaço na articulação, aumento da temperatura no local afetado e até vermelhidão.

Dores articulares por artrose (osteoartrite ou osteoartrose)

Nessa condição, temos uma inflamação de baixo grau também na membrana sinovial. O osso subcondral (que fica abaixo da cartilagem) e a cartilagem são os tecidos mais afetados nessa condição.

Isso leva a um afinamento progressivo e constante dessa cartilagem, bem como ao aumento da formação óssea, dando origem a esporões.

A inflamação da membrana, inicialmente, é leve, mas acaba contribuindo de forma direta para o aumento dos danos, embora seja uma condição de evolução mais lenta.

Mesmo assim, as deformidades podem acontecer, sendo o mais comum os desalinhamentos leves.

Pronto, agora você já sabe mais sobre as dores articulares nos dedos e o que causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *