Menu Close

Dicas de costura para iniciantes que você deve saber

Você está apenas começando na costura e procurando dicas úteis para obter melhores resultados com sua máquina de costura? No post de hoje, reunimos uma lista de 10 dicas de costura para iniciantes.

Costurar é uma arte, é quase mágico, ver como um recado se torna algo útil e bonito que você também fez.

Progrida de designs básicos para designs mais avançados, onde você aprenderá novas técnicas ao longo do caminho que farão suas costuras parecerem cada vez melhores. Vamos compartilhar 10 dicas para iniciantes que vão te ajudar no seu aprendizado em costura.

10 Dicas de costura para iniciantes

1. Use a linha correta

No Curso amigurumi passo a passo ensina que ao costurar com uma máquina é muito importante usar a linha correta . Pegue uma linha de boa qualidade e use a mesma cor para o porta-bobina superior e a caixa da bobina.

2. O alinhavo.

Alinhamento pode ser tedioso e enfadonho, mas é uma costura manual muito necessária em algumas ocasiões para obter um resultado melhor posteriormente com a máquina. Para tal necessita de um fio de alinhavo especial que se encontra facilmente nas lojas de retrosaria e que é muito fácil de retirar.

3. Tipo de agulha

Uma das dicas mais importantes é que você use a agulha certa para o tipo de tecido que vai costurar e que também não fique danificada. Uma agulha gasta ou danificada pode causar muitas dores de cabeça. Existem agulhas para tecidos finos, para tecidos elásticos, para tecidos grossos, couro, etc.

4. Use o ferro

O ferro se tornará seu aliado em cada costura que você fizer. Pode parecer chato, mas é muito necessário e você notará a diferença no resultado do seu projeto.

5. Maravilhe-se com alfinetes ou pinças

Use os alfinetes necessários para segurar no início e no final das costuras e mais alguns alfinetes no meio. Eles serão de grande ajuda, mas não abuse deles.

6. Conheça sua máquina de costura

Conheça as capacidades e limitações de sua máquina de costura. A potência e a resistência de cada máquina são diferentes e você precisa saber disso ao costurar.

Pratique os diferentes pontos que sua máquina pode fazer e leia o manual de instruções. Recomendamos que antes de costurar qualquer peça de roupa ou projeto, você pratique em um retalho do mesmo tecido e verifique o tipo de agulha e linha, tensões, etc.

7. Calcador

Existem muitos tipos diferentes de calcadores, além dos que vêm de fábrica com sua máquina de costura. Você deve saber que eles existem e como são usados, já que alguns deles farão algumas costuras muito mais fáceis.

8. Limpeza

Sua máquina de costura precisa de manutenção e limpeza de vez em quando para ter um bom funcionamento.

Freqüentemente, o fiapo fica preso dentro da bobina e da área do dente. Limpe, unte e costure algumas linhas de costura em um retalho para evitar respingos de óleo no próximo projeto.

Se você ainda vir que sua máquina não costura como antes, pode ser hora de mandá-la para um Serviço Técnico Oficial verificado. Consulte a marca oficial da sua máquina de costura.

9. Ter tempo e vontade de aprender.

Para poder avançar e costurar com facilidade, é preciso dedicar tempo , sem estresse e curtir muito o processo. Assim tudo ficará melhor e isso se refletirá no resultado de cada um de seus projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *