Como Cuidar de uma Orquídea? 8 dicas e truques

As orquídeas são flores muito bonitas que iluminam qualquer casa . Embora existam cerca de 35 mil espécies de orquídeas em todo o mundo, a mais comum é conhecida como Phalaenopsis. Esta planta é cheia de vida, mas muitas pessoas se perguntam como essa orquídea deve ser cuidada.

A orquídea phalaenopsis é de tamanho médio, diferentemente de algumas espécies em que a flor pode medir até 20 cm de diâmetro. Os cuidados dela não são muitos, e é mais fácil tê-la dentro de casa, desde que você realize alguns cuidados que podem ser encontrados neste artigo.

8 dicas e truques para cuidar de uma orquídea

A orquídea phalaenopsis é ideal para guardar em uma panela dentro de casa , embora também possa ser mantida no jardim. Sua flor dura muitas semanas e também floresce várias vezes ao longo do ano.

Embora seja uma flor muito vistosa e mais popular, quando a temos diante de nós, surge a pergunta sobre como cuidar de uma orquídea. Com alguns truques e dicas, você pode ver como é fácil tornar uma orquídea linda e viver por muitos anos, você ainda pode fazer um curso de cultivo de orquideas e aprender várias outras técnicas para cuidar as orquídeas.

1. Use o pote ideal

O vaso ideal para orquídeas é aquele que possui orifícios de drenagem na base . Este tipo de panela permite que o excesso de água saia da panela sem problemas. Isso é muito importante, já que a orquídea não requer muita água, portanto o excesso de água deve poder fluir.

Recomenda-se que seja feito de plástico para que, no momento do transplante, o vaso seja cortado e, com isso, facilite o momento da retirada da raiz da orquídea. Também é conveniente que a panela tenha uma bandeja na base para impedir a drenagem da água.

2. Obtenha o substrato certo

As orquídeas precisam de um substrato que permita a passagem rápida da água . Como esta flor não requer muita água, é conveniente que o solo em que é plantada seja úmido ou facilmente drenado.

Para saber mais sobre isso, basta perguntar onde a orquídea foi comprada. Quando o substrato não é o ideal, é possível trocá-lo por um baseado em casca ou musgo. Em estufas e jardinagem, eles oferecem o substrato certo.

3. Encontre o local correto

A localização correta dentro ou fora da casa é essencial para o cuidado da sua orquídea . Uma das perguntas mais comuns sobre como cuidar de uma orquídea é sobre onde ela deve estar em casa.

Se você deseja colocar ao ar livre, é importante que você não obtenha sol direto. Por outro lado, se estiver dentro de casa, a melhor coisa é uma janela onde há luz, mas que não produz sol direto. Se a janela estiver voltada para norte ou leste, não haverá grandes problemas. Caso contrário, é aconselhável colocar um pano fino que permita a passagem da luz, mas que o proteja dos raios.

4. Controle a temperatura

As orquídeas requerem um ambiente temperado . Em ambientes frios, é muito difícil para a orquídea Phalaenopsis sobreviver por um longo tempo. É uma flor que precisa que o ambiente esteja entre 10 ° C e 23 ° C durante o dia.

Deve-se garantir que durante a noite a temperatura não caia abaixo de 8 ° C por mais de alguns dias. A orquídea pode durar alguns dias em clima frio, desde que isso seja incomum. Em casas com muito frio, você pode tentar se deslocar à noite para o local mais quente possível.

5. Água corretamente

Um dos truques mais eficientes para cuidar de uma orquídea é regá-la adequadamente. A orquídea precisa de uma quantidade precisa de água. Muita água a danifica e, com pouca água, seca rapidamente. A periodicidade aproximada é de uma vez por semana.

A melhor maneira de saber quando regar uma orquídea é verificar se o solo está seco. Para verificar, tudo o que você precisa fazer é cavar um dedo profundamente e verificar se há umidade ou não. Se estiver completamente seco, é hora de regar. Se você notar a umidade, pode esperar mais alguns dias.

6. Mantenha a umidade adequada

As orquídeas requerem um nível de umidade de 40% a 60%. Quem não conhece o nível de umidade de sua casa pode comprar um higrômetro. Esta ferramenta útil pode ser encontrada em um jardim ou mesmo em alguns supermercados.

Se a umidade de uma casa é inferior a 40%, é necessário pulverizar a orquídea nas folhas, flores e substrato uma vez por dia, mas com suavidade e leveza. Se a umidade for superior a 60%, é necessário um desumidificador. Esta é a maneira de impedir o crescimento de fungos e bactérias indesejáveis.

7. Verifique o estado das folhas

As folhas da orquídea induzem ao estado geral da planta. Se as folhas parecem muito verde escuro, precisa de luz. Pelo contrário, se eles parecem bastante avermelhados, é porque estão recebendo muita luz. Se aparecerem manchas pretas, elas foram muito expostas ao sol.

A cor das folhas, portanto, indica se é necessário tomar medidas e mudar a posição da planta, mas agir rapidamente. Se os insetos aparecerem, é conveniente removê-los manualmente e depois molhar um pano na água e limpar os caules e folhas para eliminar uma possível praga.

8. Fertilize

Para se manter saudável, é necessário fertilizar as orquídeas. A aplicação de um fertilizante líquido balanceado é a melhor opção e pode ser adicionada de março a outubro. É prudente esperar um pouco antes de regá-los, para que a água não retire os nutrientes do fertilizante.

É conveniente regar menos e não aplicar fertilizantes até que novas folhas apareçam e o caule fique mais forte. Detalhes como esses fazem a diferença entre aqueles que sabem cuidar de uma orquídea e aqueles que não estão familiarizados com a técnica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *